top of page

Sweet Tooth e a cura que procuramos.

Foto do escritor: CineGRICineGRI

Atualizado: 25 de set. de 2024


#ParaTodosVerem [Fotografia]: Na imagem temos o personagem “Gus” um menino híbrido com chifres de cervo, olhando para uma árvore de flores roxas e congeladas. Existe uma luz vermelha atrás do garoto.

 

 

E se o problema do planeta terra forem os seres humanos? É com essa premissa que a série “Sweet Tooth” (Jim Mickle, 2024) é encerrada. “Gus” (Christian Convery) uma criança metade humano e metade cervo, simboliza o início de uma pandemia que irá afetar o planeta de maneira nunca vista. Todas as crianças nascem com características que se dividem entre a espécie humana e outros animais, além do surgimento de uma doença altamente contagiosa e letal que dizima praticamente toda a sociedade, mas não afeta essa nova espécie, tornando o cenário da trama pós- apocalíptico. Logo que as crianças começam a nascer, ocorre o estranhamento, repulsa e preconceito pela maioria da sociedade, que inicia uma caça para o extermínio destas novas criaturas. O planeta se torna um lugar hostil, principalmente para o protagonista, que sente a necessidade de buscar uma solução para esse cenário. Entretanto, ao fim da trama, é demonstrado que humanos, devido a sua violência, consigo e com o meio, teriam sido castigados pela natureza, sendo o seu fim a cura tão procurada por “Gus”.


Infelizmente, a violência na sociedade não se restringe à ficção, podemos citar inúmeros exemplos dos danos causados pelos seres humanos. Por exemplo, até o final de 2023 mais de 117 milhões de pessoas estavam deslocadas de maneira forçada, devido a situações como a violação de direitos humanos, violência e conflitos, esses dados aumentam há 12 anos. Já no meio ambiente, pesquisas apontam que 2023 foi o mais quente registrado, superando a média dos registros de 174 anos. As concentrações de gases estufa aumentaram e a segurança alimentar continua sendo um preocupante problema, agravada pelas mudanças climáticas. Os dados apresentam exemplos de crises humanitárias e ambientais, todas causadas pela mesma espécie.


#ParaTodosVerem [Fotografia]: No centro da imagem temos um homem careca com óculos redondos de lentes vermelhas e barba branca comprida, vestindo um uniforme do exército dos “últimos homens” (exército criado na série para exterminar as crianças hibridas). O homem está segurando os chifres de cervo do “Gus”, menino híbrido, que está vestindo um colete marrom e apresenta um semblante triste.


É notável que talvez nossas escolhas e ações não são as melhores para garantir nossa permanência. O mundo já passou por diversas mudanças, e atualmente as transformações são cada vez mais rápidas e significativas, demostrando um perigo caso essas ações não levem em consideração a qualidade de vida da população e os impactos no planeta. Nesse sentido, os níveis de desigualdade de vida são cada vez maiores, como consequência do avanço de movimentos que pouco consideram questões sociais e necessidades públicas, evidenciando que o individualismo vem crescendo no mesmo ritmo. O mundo como nos fazem crer é formado por fábulas, como afirma Milton Santos (2001), ou seja, são diversas as narrativas utilizadas para que as engrenagens do capital continue girando.


Diferente do que aconteceu com “Gus”, não vamos encontrar uma árvore mágica capaz de decidir o futuro da humanidade. Mas, sem sinal de mudanças, talvez essa fosse nossa melhor chance.

 


 

Jhennifer Mariano, graduanda em Geografia pela UFSCar.








Referências bibliográficas:


Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Dados sobre refugiados. 2024. 

Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados/. Acesso em: 20 jun. 2024.

 

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.

 

SWEET Tooth. Direção de Jim Mickle. [S.L]: Solanaceae; Team Downey; Dc Entertainimrnt; Warner Bros. Television, 2024. Son., color.

Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81221380?source=35. Acesso em: 20 jun. 2024.

 

WMO.       State       of       the       Global      Climate       2023.      UN,       2024.     

Disponível      em: https://library.wmo.int/viewer/68835/download?file=1347_Global-statement- 2023_en.pdf&type=pdf&navigator=1. Acesso em: 20 jun. 2024.

33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page