tv cinegri

O CineGRI tem o prazer de apresentar o TV CineGRI!

 

Os vídeos, apresentados pela Marcela Sayuri (Youtube) e Gabriela Oliveira (IGTV) abordam vários filmes com as mais diferentes temáticas e os relacionam com problemáticas ligadas à geopolítica e relações internacionais. 

 

Se inscreva no nosso canal e nos acompanhe também pelo IGTV! Vem discutir com a gente!

igtv - INSTAGRAM

veja abaixo as produções do igtv, basta clicar na imagem e vocÊ será direcionado para a nossa página do instagram. aproveitem!  

Filmes para Discutir o Fanatismo

capa2.png

O vídeo “Filmes para discutir o fanatismo”, publicado em 28 de agosto de 2020 no Instagram do CineGRI, aborda temas essenciais como o fanatismo, a intolerância e as suas consequências na vida social.
Esses assuntos são abordados por meio da problemática do nazismo, ideologia de extrema-direita que ganhou força na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. O vídeo nos faz refletir sobre como a obsessão e a paixão irracional por uma determinada visão de mundo contribuíram para a ascensão de Hitler, o fortalecimento do antissemitismo e os massacres dos campos de concentração. Conhecida como O Anjo do Gueto de Varsóvia, Irena Sendler declarou “Mais de meio século se passou desde o inferno do Holocausto, mas seu espectro ainda paira sobre o mundo e não nos deixa esquecer”.
Já que não podemos alterar o passado, devemos pelo menos aprender com ele. É isso que o vídeo propõe ao espectador quando comenta sobre as manifestações do fanatismo no mundo moderno: Fake News, ataques à ciência e preconceito. Todas essas situações disseminam o ódio e a desinformação, favorecendo atitudes extremistas e impensadas.
Esses e outros tópicos fundamentais são abordados por meio do filme Jojo Rabbit, dirigido por Taika Waititi. O IGTV ainda traz outras duas indicações maravilhosas: O Grande Ditador, que tem como diretor (e roteirista e ator) Charlie Chaplin, e Ele Está de Volta, dirigido por David Wnendt.

Filmes para Repensar Racismo e Violência Policial

capa2.png


O IGTV “Filmes para Repensar Racismo e Violência Policial”, publicado no dia 11 de junho de 2020 no Instagram do CineGRI, aborda temas fundamentais como o preconceito racial, o papel da polícia e as ondas de protesto contra a impunidade policial ocorridas em 2020, entre as quais está o movimento #vidaspretasimportam.
O vídeo começa relembrando a morte do menino João Pedro, de apenas 14 anos, no dia 18 de maio de 2020, e de George Floyd, o qual foi asfixiado por um policial branco em 25 de abril de 2020 nos EUA. Após esses e outros casos de racismo e impunidade, uma onda de protestos se iniciou nos Estados Unidos e logo atingiu as outras nações, dentre elas o Brasil.
O cinema sempre teve um papel importante na distribuição de informação e, nesse caso, não foi diferente. O IGTV propõe uma reflexão sobre os vestígios do passado escravocrata brasileiro, os quais ainda influenciam a atualidade e estão amplamente relacionados com os eventos citados no início do vídeo. Objetivando questionar o papel da polícia e a aparente igualdade pregada pelas democracias, são indicados o filme O Ódio que Você Semeia (2018), dirigido por George Tillman, Jr., e o documentário Sabotage: Maestro do Canão (2015), dirigido por Ivan 13P.
Além disso, foram citados outros filmes que apresentam uma perspectiva crítica sobre questões raciais, com protagonistas e cineastas pretos. Para enriquecer a discussão, também foram trazidas algumas falas importantes, como a do cantor e compositor Emicida e a do cineasta Jordan Peele – ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018 pelo filme Corra!

Filmes para a Quarentena

capa2.png


O primeiro IGTV “Filmes para a Quarentena”, publicado em 27 de abril de 2020 no Instagram do CineGRI, apresenta como indicação para o período de isolamento social o filme britânico Perfect Sense, produzido em 2011 e dirigido por David Mackenzie. Essa produção cinematográfica retrata um romance vivido por um casal em meio a uma pandemia, onde as pessoas passaram a perder olfato, tato e paladar.
Ainda que não seja a primeira pandemia enfrentada pela humanidade, a experiência com o coronavírus trouxe novos debates para a nossa sociedade. O universo da internet nos possibilitou a troca de mensagens, mas não substituiu o contato físico de que tanto precisamos. Além disso, revelou os problemas psicológicos que estamos enfrentando durante o isolamento social. São novas perguntas e experiências que devem ser discutidas em diferentes lugares.
Pensando nesses novos espaços de interação, o IGTV do CineGRI conta um pouco da trajetória do cinema e deixa uma ótima indicação de filme, a qual permite reflexões profundas sobre o contexto tão atípico dos nossos tempos.

eNDEREÇO

Rua do Anfiteatro, 181 -  Colmeias, Favo 7 

Universidade de São Paulo

Butantã, São Paulo/SP

​CEP: 05508-060

aPOIADORES

logo nupri.png

siga o cinegri

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco