Quem somos?
O CineGRI - Cinema, Geopolítica e Relações Internacionais é um projeto de cultura e extensão universitária vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP). Nossa proposta é promover os debates acadêmicos relacionados à Geopolítica e às Relações internacionais, por meio do Cinema, para além dos muros da universidade. Esta é a nossa maior motivação: afetar a comunidade externa à USP procurando sensibilizar, debater e transformar de forma efetiva a realidade que acessamos por meio da nossa atuação.
O que fazemos?
Clique para continuar
Cineclubes
Os cineclubes são nossa marca e carro chefe desde nossa fundação. Tratam-se de encontros onde exibimos filmes provocadores seguidos de debates. Convidamos especialistas e/ou cineastas de diferentes focos temáticos para iniciar a conversa e enriquecer a experiência, cujo ponto mais importante é a troca entre os participantes. Começamos com o formato presencial, mas a partir de 2020 iniciamos a versão online, com os webcineclubes.
Clique para continuar
Blog e Acervo
O blog é um espaço de debate promovido por bolsistas e colaboradores sobre assuntos atuais que cruzam a geopolítica e relações internacionais, tendo o cinema como porta de acesso a tais temas. As produções são inseridas em seis blocos que se alternam ao longo dos ciclos: poder, segurança, desigualdades espaciais, direitos humanos, identidade e cotidiano. O acervo, por sua vez, reúne os artigos de 2015 a 2018, republicados em boletins divididos pelos seis blocos que acompanham o blog.
Clique para continuar
CINEstesia
É uma revista estudantil que busca democratizar a divulgação e produção acadêmica de graduandos e graduados e tem como pilares o cinema, a geopolítica e a interdisciplinaridade. Nasceu em 2017 como um eixo do CineGRI e em 2020 está lançando sua edição piloto, com o tema “Cinema Latino-americano e o Subdesenvolvimento”.
Clique para continuar
CineGRIcast
É um podcast que debate temas da geopolítica e relações internacionais através do cinema, com a presença de convidados diversos. Desde o primeiro episódio discutimos assuntos importantes para sociedade como autoritarismo, segurança pública, desigualdade social e consequências sócio-políticas da pandemia, e queremos explorar ainda mais.
Clique para continuar
TV CineGRI
Estendendo o projeto para o meio digital, o TV CineGRI nasce como um veículo para comunicar temas importantes da geopolítica e relações internacionais com plano de fundo filmes mainstream. Por meio de vídeos dinâmicos e com uma linguagem que atinja os jovens que acessam o YouTube e o IGTV do Instagram.
Clique para continuar
Oficinas e minicursos
O CineGRI já desenvolveu oficinas de cineclubes em escolas públicas da cidade de São Paulo a fim de fomentar habilidades como autonomia, liderança e criatividade nos estudantes através do processo de criação de um cineclube da escola. Compartilhamos nossa experiência com professores e jovens que aprenderam a usar o cinema como uma forma de dialogar e debater diversos temas de relevância internacional no ambiente escolar.
O minicurso “Cinema e geopolítica latino-americana” foi ministrado por cinco professores de diferentes disciplinas e instituições, visando fomentar uma abordagem não-tradicional da geopolítica latino-americana. Por meio de diversas produções cinematográficas, nossos professores abordam de forma crítica os problemas políticos, econômicos e sociais enfrentados pela América Latina, bem como as ameaças à segurança e à estabilidade da região.
Nossa história
Clique para continuar
Nossa história
Tudo começou em setembro de 2015, a partir de um incômodo gerado pela ausência de um diálogo entre a universidade e a comunidade extra-acadêmica sobre temas de geopolítica e relações internacionais. Éramos apenas três estudantes - de geografia, história e RI - apaixonadas por cinema e interessadas em aprofundar o debate público sobre política internacional por meio da linguagem audiovisual.
Os primeiros cineclubes eram organizados exclusivamente na USP e, junto com o blog do CineGRI, constituíam nossa principal ferramenta para difundir o debate que desejávamos aprofundar. Assim, a cada mês com uma nova temática, podíamos desenvolver e promover reflexões diferentes.
Em 2016, a família CineGRI começou a crescer com a vinda de voluntários de outros cursos da USP - como Gestão de Políticas Públicas, Cinema, Letras, etc - para contribuir com o blog.
No ano seguinte, em 2017, foi quando decidimos ampliar nosso quadro de bolsistas, visando possibilitar novos olhares e parcerias, além da extensão do nosso escopo de atuação.
De lá pra cá passamos pela “casa de tudo” Mora Mundo, nossa primeira parceria externa, pelo CEU Meninos e ETEC Itaquera II, e começamos a promover cineclubes itinerantes com diferentes instituições vinculadas à cultura, oficinas de cineclubes, além do desenvolvimento do nosso primeiro minicurso e da revista estudantil CINEstesia.
Em 2019 batemos um recorde importante em termos de número de pessoas trabalhando como bolsistas. Pudemos ampliar significativa o alcance e a diversidade de nossa atuação, abrindo uma seara belíssima e fundamental de produção de conteúdo audiovisual, por meio do nosso podcast, o CineGRIcast, e do TV CineGRI, nosso canal audiovisual.
Equipe
Fim da experiência, clique ou role para continuar
Equipe
Coordenação
Prof. Dr. Rafael Duarte Villa
Professor Associado do DCP-USP, possui graduação em Ciência Política pela Universidad de los Andes (Venezuela-1988), mestrado em Ciência Política (1992), doutorado em Ciência Política (1997) e livre docência (2007) pela USP. Tem Pós-doutorado pela Columbia University (EUA-2008). Como professor, atua no DCP-USP e no Instituto de Relacões Internacionais (IRI-USP). É Coordenador Acadêmico do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI-USP).
Conselho consultivo
Larissa Santos
Geografia
Fundadora e idealizadora do CineGRI. Adoro filmes com finais surpreendentes e viagem no tempo. Seja através de uma máquina, seja por uma boa fotografia. Afinal, a máquina do tempo chamada cinema pode nos levar facilmente a outros espaços-tempos.
Rayssa Mendes
Ciências Sociais
Apaixonada por política, pela psiquê humana e por seus jogos de poder, gosto de assistir qualquer (boa) produção relacionada a esses temas. Ficções científicas bem construídas, com distopias e viagens no tempo, também me embriagam.
Rebeca Olivia
Direito
Formada em Direito pela SanFran (USP), o CineGRI foi a primeira extensão universitária que integrou quando ingressou na USP, em 2018. Desde então, foi bolsista, coordenadora e atualmente é consultora do projeto. Advogada, com interesse em direitos humanos.
Coordenação de projetos
Amanda Escobar
História
Fui a criança que alugou mais de dez vezes o filme Dinossauro da Disney em vhs. Formei em comunicação social-jornalismo e sou apaixonada pelas produções cinematográficas. Acredito na potencialidade do cinema como uma das ferramentas de aprendizado.
Yan Carvalho
Ciências Sociais
Desde sempre fui apaixonado por todos os gêneros cinematográficos. Sejam as mais complexas ficções científicas, os suspenses mais sombrios ou até mesmo os romances e dramas que tratam das emoções humanas com simplicidade. Acredito no poder de transformação que o cinema tem como arte.
Cinegrers 2023-2024
Cineclubes
Geovanna Ribeiro
Geografia
Há uns anos cai no charme do cinema e desde então só me afundo mais nessa paixão; companheiro de vida, me fez seguir e me faz sentir.
Acredito no caráter transformador e acolhedor do cinema como arte.
Pâmela Vitoria
Letras
Professora de redação apaixonada por filmes de suspense! Daqueles que te prendem e fazem você remoer a semana inteira.
Produção escrita
Julia Lino
Letras
Apaixonada por artes e por sua capacidade de modificar vidas além de olhares. Sou do tipo de pessoa que decora até as falas e que vê o cinema como um potente mecanismo de aprendizagem e transformação.
Parcerias
O CineGRI visa promover cineclubes itinerantes e para isso conta com parcerias com casas de cultura e espaços organizados para promover o debate em diferentes bairros da nossa cidade. Nossa proposta é fomentar discussões sobre temas relacionados à Geopolítica e às Relações Internacionais para além da universidade. Fazemos isso através do fomento à cultura cineclubista, já que o cinema é uma poderosa ferramente diálogo educativo inclusivo.
Um lugar compartilhado que busca criar relações horizontais, livre das opressões do Estado e do mercado. Neste espaço de difusão de ações socioculturais e educativa, cabem encontros, exposições, debates, cursos livres, grupos de estudos, oficinas, ensaios, mostras, teatro, música, diversão, troca e toda sorte de aprendizado que as possibilidades nos trouxerem!!
Aqui não cabe, expressões racistas, machistas, sexistas, homofóbicas e nem transfóbicas.
A casa de tudo está aberta! Bem vindos!!
Mora Mundo
O que acham de um espaço em que as mulheres podem realizar oficinas, reuniões e o que mais elas quiserem? Conheça a Casa das Mulheres.
Casa das Mulheres
Apoiadores
O CineGRI, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Duarte Villa, é um projeto de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo composto por estudantes de diversos cursos desta. Desde 2015, o projeto é reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - PRCEU, órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo. Além disso, é atualmente contemplado por bolsas estudantis que são concedidas aos seus membros a cada ciclo, por meio do Programa Unificado de Bolsas de Estudos da Pró-Reitoria de Graduação da USP (PRG-USP). O CineGRI, desde sua origem, recebe o apoio da equipe do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - NUPRI-USP, que oferece suas dependências e contribui amplamente para as atividades que são desenvolvidas ao longo dos ciclos. Em 2020, foi contemplado financeiramente pelo 5º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, que buscou selecionar projetos de difusão de conhecimentos ou de iniciativas culturais com ações voltadas para a interação com a sociedade de modo geral.