top of page
  • Foto do escritorCineGRI

Ucrânia pela liberdade

Atualizado: 26 de fev. de 2022

Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo vivenciou o conflito indireto entre as duas grandes potências da época, Estados Unidos e União Soviética, pela hegemonia mundial. Momento histórico que é chamado de Guerra Fria, terminou com a dissolução da URSS e o fim do Pacto de Varsóvia em 1991. Países que faziam parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tornaram-se estados independentes, como é o caso da Ucrânia.


No documentário “Winter on Fire: Ukraine’s fight for Freedom “ (2015) de Evgeny Afineevsky, indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem. Retrata a luta do povo ucraniano nas ruas contra as decisões do então Presidente Viktor F. Yanukovich, que foi apoiado por Vladimir Putin, de não estreitar as relações com a União Européia, um dos maiores e mais integrados blocos econômicos mundiais. Após o fim da URSS, atual Rússia, as relações internacionais entre os ex soviéticos e os demais países europeus, era dificultada por conta dos acordos do Bloco, com a imposição de maiores tarifas e impostos para países não-membros. Participar da UE significaria um avanço social e econômico, permitindo a livre circulação de pessoas e a utilização de uma moeda única também na Ucrânia.


#ParaTodosVerem: Fotografia colorida mostra pessoas, algumas vestidas com uniformes militares camuflados de tons verdes, segurando bandeiras da Ucrânia, nas cores amarela e azul, em uma manifestação.

Fonte : <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60201700> Acesso em: 21 de Fevereiro de 2022.


Após conflitos intensos entre o governo e a população, devido às negociações e acordos negados por Yanukovich, em 2014 a Rússia anexou ao seu território a região da Crimeia, uma península autônoma ao sul da Ucrânia, e presta apoios a movimentos separatistas na região. Uma das justificativas de Putin para a movimentação militar dentro destes territórios é a proteção do próprio território russo contra a aproximação de países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança político-militar criada no contexto pós segunda guerra, que tinha por objetivo impedir e barrar o avanço comunista na Europa.


O interesse da Rússia no território, além de histórico, religioso e cultural, é também devido à localização geográfica da Ucrânia, pois por ela passa boa parte do gás natural Russo que é distribuído pela Europa, sendo utilizado para os mais diversos fins, como aquecimento de prédios e residências. O controle da região significaria comandar e regulamentar os impostos que hoje são cobrados para a circulação dos produtos. Apesar de todo o apelo internacional para o fim dos conflitos e a pressão da OTAN para a retirada das tropas russas da região, EUA e União Europeia anunciaram possíveis medidas como sanções econômicas nas regiões separatistas. Mesmo depois de mais de 30 anos após o fim da URSS, sentimos mais uma vez um clima de Guerra Fria.


Gabriela Bucalo

Bolsista CineGRI e graduanda em geografia pela FFLCH.



REFERÊNCIAS:


CHANCE, Matthew ; SMITH-SPARK, Laura. Veja a comparação direta entre os exércitos da Rússia e Ucrânia. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/veja-a-comparacao-direta-entre-os-exercitos-da-russia-e-ucrania/> Acesso: 21 de Fevereiro de 2022.


EUA e União Europeia prometem sanções após Putin reconhecer regiões separatistas da Ucrânia. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/eua-uniao-europeia-prometem-sancoes-apos-putin-reconhecer-regioes-separatistas-da-ucrania-25403911> Acesso em: 21 de Fevereiro de 2022.


BERMÚDEZ. Ángel, 3 fatores que explicam por que Ucrânia é tão importante para Rússia. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60201700> Acesso em: 20 de Fevereiro de 2022.





42 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page