top of page

Brasil: O país do desacordo ambiental


#PraCegoVer: Fotografia de uma mulher usando máscara branca com uma mensagem escrita com tinta vermelha: “SOS AMAZONIA”. No fundo há uma movimentação de pessoas. Fonte: https://www.brasildefatopr.com.br/2019/08/29/queimadas-cresceram-82-no-brasil-em-relacao-a-2018


As políticas ambientais são conjuntos de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um território. No Brasil, essa prática só veio a ser adotada a partir da década de 1930. No entanto, esses acordos que envolvem diversas nações atualmente foram deixados de lado pelo Brasil, como resultado da falta de políticas públicas.


Essa falta de amparo governamental é representada cinematograficamente no documentário “Amazônia Sociedade Anônima”, dirigido por Estevão Ciavatta. O drama produzido em 2019, ano anterior às queimadas da maior floresta tropical do mundo, apresenta o fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos.


“Amazônia Sociedade Anônima” (2019) assombra como um déjà vu do que aconteceria posteriormente em 2020: uma tragédia nacional que foi um catalisador para deixar o Brasil de fora dos acordos ambientais com outros países. Vale lembrar que todas as questões ambientais que tomaram uma proporção maior no ano que iniciou a pandemia mundial já estavam em desequilíbrio em território nacional, como veremos nos dados a seguir:


Os focos de calor predominaram e predominam na região Norte do país, dando ao Amazonas a colocação de 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento. Esse problema levou o Brasil à lista de países que mais emitiram dióxido de carbono (CO2), o principal gás responsável pelo efeito estufa no mundo. Em época de seca na Amazônia e em outras zonas de florestas do Brasil, a mata torna-se suscetível a incêndios. Porém, no caso das queimadas vistas nos últimos meses, o fogo tem origem majoritariamente na ação predatória de fazendeiros em busca de expansão das áreas de pastagem ou para plantações de soja, por exemplo. Tudo isso contribuiu para que o país se tornasse uma ex potência climática e se afastasse cada vez mais das metas do acordo de Paris. Mas você sabe quais são essas metas e para que elas servem?


O Acordo de Paris tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais. Essa medida é de suma importância pois a partir dela criam-se expectativas sobre medidas ambientais que impactam o mundo. Para que esses acordos sejam efetivos são realizadas reuniões com líderes de nações, como a “Climate Ambition Summit” (“Cúpula da Ambição do Clima”), que ocorreu em dezembro de 2020 e não contou com a presença brasileira, pois todos esses problemas ambientais concentrados na região Norte do país repercutiram negativamente no mundo e nos deram o título de grande poluidor mundial, junto com México e Estados Unidos.



Essa repercussão revela algo muito além dos acordos em que o Brasil ficou de fora, pois tudo isso recai principalmente para a região Norte do país, que sofre com a falta de políticas públicas. Essa falta de amparo é citada no filme por depoimentos de ribeirinhos e ambientalistas, deixando nítido que, na verdade, o Brasil é o país do desacordo ambiental.


Pâmela Vitória

Graduanda em Letras (FFLCH-USP) e bolsista do Projeto CineGRI.


Referências bibliográficas:


CABRAL, Kempson. O que é o acordo de Paris? Disponível em: <https://cebds.org/o-que-e-o-acordo-de-paris/#.YFpuSZ1KjIV>. (Acesso: 19/03/2021)


MODELLI, Laís. Brasil fica de fora de evento da ONU que reúne países que anunciaram metas ambiciosas para redução de gases de efeito estufa. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/12/10/brasil-fica-fora-de-evento-da-onu-que-reune-paises-que-anunciaram-metas-ambiciosas-para-reducao-de-gases-de-efeito-estufa.ghtml>. (Acesso: 19/03/2021)


Em 2020, fogo queimou a Amazônia, o Pantanal e a imagem do Brasil. Disponível em: <https://blogdafloresta.com.br/em-2020-fogo-queimou-a-amazonia-o-pantanal-e-a-imagem-do-brasil/brasil-queimadas/>. (Acesso: 20/03/2021)


Queimadas impedirão o Brasil de honrar o Acordo de Paris, conclui estudo da UNEMAT e UFMS publicado na Nature. Disponível em: <https://envolverde.com.br/queimadas-impedirao-o-brasil-de-honrar-o-acordo-de-paris-conclui-estudo-da-unemat-e-ufms-publicado-na-nature/>. (Acesso: 20/03/2021)




118 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page